sábado, 31 de março de 2007

Mosquito do Bem


Em nossa história, já passamos por várias epidemias, pandemias causadas por doenças muito incisivas à saúde humana. Muitas destas foram contraídas no contato com mosquitos, que quando picam passam a doença. A cura para estas moléstias nunca foi muito eficaz em curto espaço de tempo, o que acarretava muitas mortes.
Uma dessas doenças é a malária, que tem como agentes transmissores os mosquitos anófeles. Parece que agora chegamos a uma cura peremptória. Com o avanço tecnológico, foi possível reproduzir tais mosquitos geneticamente modificados, que são imunes a doença e que são mais resistentes do que os normais, assim predominando na natureza. Mas as pesquisas não pararam por aí. Como saber se o mosquito é imune ou não? Para isso, os cientistas introduziram uma proteína fluorescente no DNA do mosquito, e então este nascerá com os olhos esverdeados, sendo facilmente diferenciado(foto) .Isso é algo muito bom para nós e mostra como a tecnologia, bem usada, pode e fará bem para a raça humana. Basta ela ser incentivada!

sexta-feira, 23 de março de 2007

Ecologia Monetária


Pois bem, estava na aula de Biologia falando sobre projetos para o bem do meio-ambiente, quando a professora afirma: "Não há grande projeto ecológico se não há interesses financeiros enrustidos neste". Cruel verdade que temos que acatar com sabedoria - salvo projetos visando o bem mundial como o Tratado de Kyoto. Citando muitos exemplos ela realmente confirmou o que havia dito.

Felizmente toda nossa turma teve a chance, no ano passado, de visualizar tal tese de perto. Com a viagem de final de ano programada para Bonito - Mato Grosso do Sul(foto), podemos ver uma luta por direitos de preservação da natureza. A região pantanense é uma região que já foi muito agredida, mas é certo que, hoje, é a região florestal do Brasil que mais tem adeptos a sua preservação e é a mais preservada de todas as outras grandes extensões de exuberante verde.

O motivo? Simples. É de toda a beleza do pantanal que a maioria das pessoas tiram seu sustento, ou seja, o turismo é o que prevalece lá, trazendo dinheiro e impulsionando projetos de preservação da área. O interesse financeiro prevalece em favor do meio-ambiente.

Agora tomemos como exemplo a Amazônia. Ela se encaixa no exemplo acima, mas o fator dinheiro só degada a área. Os grandes fazendeiros não param de desmatar para ter espaço para o gado ou para o plantio, por hora, os madereiros não param de desmatar para ter a madeira que garanta seu sustento. Como o homem, na maioria da vezes, opta pelo meio mais fácil de se favorecer, é desmatando que o dinheiro vem fácil.

O que a Amazônia e outros lugares esbeltos precisam é um plano complexo que garanta benefícios para as pessoas, mostrando o quão importante a floresta preservada é para a vida delas.

Tal plano não é algo de difícil criação. Até mesmo outros países já se aproveitam dessa idéia para "se dar bem" com a Amazônia, sem desmatá-la. É o caso de estrangeiros que alegam importantes pesquisas para o bem social, mas na verdade estão é apenas roubando o material que poderia ser de grande utilidade ao nosso país (e que poderia gerar muito dinheiro!).

O governo tem que por a mão na massa! Acima de tudo temos que porteger a Amazônia. O povo com o dinheiro no bolso prazerosamente auxilia nessa função, o que torna tudo muito mais fácil!

quarta-feira, 21 de março de 2007

"Real e Fantástico Fato"


Zero Hora - Porto Alegre, Terça-feira, 20 de março de 2007 - pág. 71 - Crônica de Paulo Sant'Ana (foto)

"O fato é verídico, foi-me contado por um jornalista que começou assim o seu relato: 'Caro Sant'Ana. Sou jornalista e atuo em Caxias do Sul. O fato ocorreu aqui e se quiseres aproveitar na tua coluna só peço que preserves meu nome'. Estou com o e-mail aqui na minha mão e acabo de mostrá-lo para a metade da redação de ZH, provando ser real. Desconfio que foi o jornalista o homem que ajudou a vítima de furto e teme represália.
Aconteceu o seguinte: um homem dirigiu-se a um estacionamento em Caxias do Sul e ainda pôde ver um homem preparando-se para furtar o seu carro. O ladrão arrancou na frente do dono do carrom, que ficou a ver navios. Um outro cidadão que viu o ocorrido ofereceu-se para em seu carro perseguir o ladrão pelas ruas de Caxias. Num arrabalde semidistante do local do furto, o ladrão estacionou o carro furtado no meio-fio e entrou numa residência que deveria ser dele. A vítima e o cidadão que a ajudava estacionaram seu carro uns 30 metros atrás. A vítima tendo a chave de ignição do seu carro, desceu e foi lá, abriu a porta, ligou o carro e fugiu com ele.
Vivemos um tempo em que as vítimas de furtos roubam o seu próprio carro. Continuemos a história. O cidadão que ajudara a vítima ficou dentro do seu carro pro curiosidade, queria ver a realção do ladrão quandp saíse de cassa e visse que tinha sido furtado. Dito e feito, 1o minutos depois o ldrão saiu de sua casa com duas mulheres, provavelmente sua esposa e cunhada. Não acreditou no que viu o ladrão. Tinha sido levado o carro da frente de sua casa, ele não pôde orgulhosamente mostrar o furto do seu trabalho para a mulher e a cunhada.
E o cidadão que ajudara a vítima atento tudo no seu observatório. O ladrão estava visivelmente irritado e resolveu dar um comício na calçada, falava tão alto que chegou a atrair os vizinhos: 'Não é possível mais viver em Caxias do Sul atualmente. Não há segurança. Faz pouco mais de meia hora que roubei um carro e já me roubaram o veículo. Não dá mais para viver nessa cidade. E o pior é que acho que nem adianta dar queixa na polícia'".

Esta foi a história relatada por nossa professora de história quando abordavamos um assunto sobre princípios e as suas inversões na sociedade. A turma, é claro, caiu na gargalhada. Mas pensando criticamente, esta é uma situação que devemos tratar com cuidado. Na crônica já percebemos o estado da situação: "Vivemos um tempo em que as vítimas de furtos roubam o seu próprio carro". A sociedade se contradiz, atuando no seguinte paradoxo: ela cria amados princípios, como a generosidade, a justiça, a fraternidade, a igualdade, etc, mas acaba por não cumpri-los e, como vemos no fato, invertê-los.
Pois é, esta crônica confirma a máxima: "Não faça aos outros o que não queira que façam a voçê"!

segunda-feira, 19 de março de 2007

Grande Goya!


Desde sábado passado, até o fim de maio, no Museu de Arte de São Paulo - MASP - estará exposto a coleção de desenhos de Francisoc Goya y Lucientes (1746-1828).
Como sabemos, o que era considerado explêndido aos grandes compradores europeus do séc XVIII não eram os desenhos, mas sim a pintura. Contrariando totalmente este fato, Goya fez de sua virtude nas maõs o seu ganha pão e seu meio de expressar opiniões (um viva a nós bloggeiros que usamos esse site para tal ação)! Suas obras são divididas em 4 grandes séries: Os caprichos, Os Disparates (ambos com imagens mais fantásticas), A Tauromaquia e Os Desastres de Guerra (ambos com imagens mais realísticas).
Mas o mais interessante e extraordinário das obras é a pesada crítica sobre o estilo de vida, a ignorância e a fácil subordinação das pessoas pela Igreja e pelos mais poderosos. Para ser ter uma noção, quando trabalhava para certo rei na europa, este pediu um auto-retrato artistas, que, bem sarcástico e corajoso, desenhou um homem com um grande corpo mas uma cabeça desprocionalmente pequena, desmerecendo, e com razão, a intelectualidade dos poderosos. Uma das imagens que mais pesam na sua eterna crítica é "O sono da razão produz monstros"(foto), referindo aos poderosos que agiam sem "razão" e eram considerados "monstros".
Com ótima habilidade na mão e um grande motivo Goya é, e deve sempre ser lembrado. Esperamos que hoje, mais pessoas como Goya percam a vergonha e trabalhem para mostrar seus descontetamentos com os muitos "pecados" da sociedade.

Mais informações sobre as obras e a exposição, entrar em:

terça-feira, 13 de março de 2007

Violência, violência e ... mais violência!


Assistindo ao jornal nacional fiquei tão chateado que não queria mais ver tal programa! O motivo? Não, não eram notícias monótonas, ou notícias sem valor - ao contrário, tinham e tem uma grande significância - mas sim foram os 10 minutos (contados) que fiquei na frente do televisor assistindo a notícias trágicas relacionadas a violência brasileira. Sim, foram exatamente 10 minutos alternando entre notícias de mortes por balas perdidas, seqüestros, mortes trágicas, etc.

Não merecemos isso que a mídia mostra, - diga que não quero criticar o trabalho da mídia pois ela está realizando-o legalmente - merecemos um país sem tais tragédias, sem ter que ver e ouvir toda noite que tantas pessoas inocentes morreram por simplesmente nada! Chega! Não podemos aceitar isso!

Governos estaduais e federal precisam atuar juntos para que essa situação acabe! Moro no Rio Grande do Sul, e não é para me vangloriar, mas um dos principais focos tido pela nova governadora foi a segurança. De certo modo, isto está trazendo muitas vitórias. Em muitos ramos da bandidagem, os números das estatísticas abaixou signifcantemente! A polícia está agindo de forma intensa e segura, trazendo mais segurança ao estado!

O que precisamos é ação. Se precisarmos usar o exército militar federal para acabar com isso, usemos. O que não podemos aceitar é que pessoas inocentes continuem morrendo por estarem estudando ou caminhando na rua!

segunda-feira, 12 de março de 2007

Cerveja = Sedentarismo

Aqui vai um vídeo para todos amantes da cerveja e outras bebidas enlatadas. E aliais é uma bela invenção!



Robotic Beer Launching Refrigerator - Click here for the most popular videos

domingo, 11 de março de 2007

Indignação Nacional


Hoje li sobre o novo filme recém lançado no Brasil - Turistas - e fiquei muito- mas muito mesmo - indignado com a imagem dada e vista de nós mundo afora. O filme (foto), que fala sobre "jovens americanos drogados que vêem ao Brasil para diversão e onde conhecem os selvagens sensuais", mas acabam caíndo numa trama na qual são mortos para terem seus orgãos retirados e vendidos, traz uma visão horrenda de nosso país. Será que eles não pensam como que esta imagem pode nos prejudicar? Ou até mesmo como ela pode, e é, totalmente distorcida da realidade?

Muitos dissem que isto pouco importa, até mesmo pois muitos filmes retratam outros lugares da tal maneira. Pois bem eu discordo totalmente. O nome do nosso país é conhecido mundialmente, mas na maioria das vezes é apenas o nome que é conhecido e não a realidade de nosso país, o que faz com que pessoas que não saibam nada nossa terra assistam a tal filme e criem uma visão drasticamente errônea de nossa nação. Aliais, não é apenas este filme que traz tal imagem, outros programas também difamam nossa imagem. É o caso da série animada mais conhecida do mundo - Os Simpsons - na qual eles vêem para o Brasil e Bart é comido por uma serpente, Lisa é atacada por pivetes e Homer é sequestrado.

Para ser ter uma noção de como tais programas podem difamar nossa idéia, generais norte-americanos declararam preferir combater na guerra do Iraque do que vir a nosso país dar segurança na vinda do seu presidente agora em março.

Basta! Isso é um problema que temos que combater, um problema que afeta nosso governo e acima de tudo toda a nação. Temos que ser duros em relação a este tema, impor limites para que todos saibam que NÃO SOMOS "SELVAGENS SENSUAIS"!

sábado, 10 de março de 2007

O salão verde de Genebra




Este ano estou muito surpreso e entusiasmado com a imponência que estão dando a projetos de prevenção do meio-ambiente. Com tantas pesquisas, e pré-avisos de como nosso mundo reagirá as mudanças climáticas, as quais já estamos condenados - o que depende agora é qual será sua intensidade - certamente devemos estar bem mobilizados ao assunto.


Mas o que realmente me chamou atenção foi a edição deste ano do Salão de Genebra. Esta exposição das últimas tendências autmobilísticas, vem, este ano, apostando em um novo ramo: os de carros verdes. Em tal exposição sempre foram mostrados possantes gastadores - o que ainda foi exposto - mas este ano a maioria das montadores - diga, até as chinesas - quiseram atender as exigências ambientais, inovando em muitas partes.


É muito importante esta tendência adquirida pelas montadoras atuantes em todo mundo, pois é com elas que começaremos a usar as energias e os combustíveis limpos, como a eletricicidade (carro da foto), o hidrogênio, etc.



Se quiserem ler mais sobre o Salão de Genebra pode entrar em: http://br.noticias.yahoo.com/s/07032007/25/economia-carro-verde-estrela-salao-genebra.html

sexta-feira, 9 de março de 2007

Os dois lados da mídia


Hoje em dia a mídia é um dos assuntos mais abordados em debates, simpósios e outros meios de difusão de idéias. Ela é acusada de impor suas próprias opiniões sem abrir espaço para discussões e assim desestimular o pensamento. Tal acusação é tão forte que ela já ganhou muitos adjetivos pejorativos.

Não posso dizer que não penso o mesmo. É claro que penso. Aliás, para mim, ela não apenas impoem sua opinião como manipula toda nossa cabeça, com programas sem nenhum conteúdo cultural. Agora, também vejo um lado bom da mídia.

Primeiramente, ela é a maior fonte de notícias que temos hoje em dia - se não, ao menos o mais acessível - assegurando nossa atualização diária. Segundo, e mais importante, é o que acho que devemos aproveitar da mídia. Quando a mídia publica todas suas informações e atualizações, ela expoem seu ponto de vista, e é deste que nos apoiamos para obter novas opiniões e pontos de vista. Ou seja, quando a mídia impoe sua opinião ela nos abre um leque de opções para desvendarmos nossa opinião e então confrontar com a idéia da mídia ou ser a favor de tal. Mas para conseguir-mos nos aproveitar assim da mídia não podemos ser nos apoiar em apenas uma opinião e levar em conta tudo o que uma notícia traz, assim, devemos saber as entrelinhas, para então construir uma opinião baseada em todos fatos ocorridos, se não sempre estaremos subjugados à "demoníaca" mídia.

quinta-feira, 8 de março de 2007

Apresentação


Olá!
Bom, esta é a primeira vez que crio um blog - diga, a primeira vez que digito em um blog também. Hoje em dia a Internet virou um veículo de notícias e, principalmente, opiniões tão imponente que ela pode ser nosso único meio para estarmos conectado com todo o mundo.
Através deste breve post começo a formar meu blog, sempre com o intuito de discutir opiniões e criá-las, possibilitando a formação de outros pontos de opiniões.

OBS: Como ainda não me familiarizei muito com as inovações do blog, queria pedir, por favor, para que quem visite este blog deixe comentários sobre tais e outras dicas para que eu possa, então, aprimorar meu blog. Obrigado!!!