segunda-feira, 19 de março de 2007

Grande Goya!


Desde sábado passado, até o fim de maio, no Museu de Arte de São Paulo - MASP - estará exposto a coleção de desenhos de Francisoc Goya y Lucientes (1746-1828).
Como sabemos, o que era considerado explêndido aos grandes compradores europeus do séc XVIII não eram os desenhos, mas sim a pintura. Contrariando totalmente este fato, Goya fez de sua virtude nas maõs o seu ganha pão e seu meio de expressar opiniões (um viva a nós bloggeiros que usamos esse site para tal ação)! Suas obras são divididas em 4 grandes séries: Os caprichos, Os Disparates (ambos com imagens mais fantásticas), A Tauromaquia e Os Desastres de Guerra (ambos com imagens mais realísticas).
Mas o mais interessante e extraordinário das obras é a pesada crítica sobre o estilo de vida, a ignorância e a fácil subordinação das pessoas pela Igreja e pelos mais poderosos. Para ser ter uma noção, quando trabalhava para certo rei na europa, este pediu um auto-retrato artistas, que, bem sarcástico e corajoso, desenhou um homem com um grande corpo mas uma cabeça desprocionalmente pequena, desmerecendo, e com razão, a intelectualidade dos poderosos. Uma das imagens que mais pesam na sua eterna crítica é "O sono da razão produz monstros"(foto), referindo aos poderosos que agiam sem "razão" e eram considerados "monstros".
Com ótima habilidade na mão e um grande motivo Goya é, e deve sempre ser lembrado. Esperamos que hoje, mais pessoas como Goya percam a vergonha e trabalhem para mostrar seus descontetamentos com os muitos "pecados" da sociedade.

Mais informações sobre as obras e a exposição, entrar em:

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, encontrei seu blog através do "Tentando ser sensato", sou amigo do Pancho e me aventuro como blogueiro a cerca de um ano :)

Goya é mais um dos gênios da arte histórica e minimalista, e daqueles que como Michelangelo, da Vinci e Bernini sempre adicionavam um profundo significado oculto - ou nem tão oculto - em suas obras.

Fantástico, se não estivesse tão longe, com certeza visitaria a exposição!

i disse...

Goya foi um grande artista, atuante, incisivo. Um traço seu é mais significativo que muitos tratados.